quinta-feira, junho 11, 2009

Sobre a minha relação com a História da Música do Cinema

"História da Música do Cinema" foi a única disciplina de opção em que me inscrevi durante este ano lectivo. Agora, que a última aula foi na passada 3ª feira, cheguei à conclusão que, apesar de só ter assistido a 4 ou 5 aulas, aprendi sempre alguma coisa sempre que lá fui... Foi nessa aula que conheci dois dos filmes que mais impressionaram até hoje, pela qualidade e pela carga dramática, mas também pela beleza implícita...
O primeiro foi "Vem e vê" (ou "Come and See") de Elem Klimov. É um filme russo de 1985, que retrata a invasão nazi na Rússia e é baseado em factos verídicos e no livro "The Kathin Story" the Adamovich. O filme desenvolve-se à volta de um rapaz de 16 anos, Flyora, que vai presenciando uma série de barbaridades e execuções realizadas pelos Nazis, das quais consegue sempre sair vivo... No entanto, o seu rosto de adolescente vai-se alterando, espelhando os horrores da guerra!
O título é retirado de uma passagem do Apocalipse:
". . . and I heard one of the four living creatures saying, as with a voice of thunder, "Come and see!".
A música é habilmente utilizada por Klimov para aumentar este efeito de tensão... Raramente há música no sentido que conhecemos. Ouvimos apenas ruídos, que nos alertam para a presença dos helicópteros de vigia que sobrevoam a área onde decorre a acção, ouvimos gritos, tiros, explosões, mas nunca vemos uma única gota de sangue! Contudo, a sensação de ver este filme é terrível, sobretudo devido à veracidade dos factos.

Aqui está o trailer. Infelizmente não tem áudio, mas há mais vídeos com excertos do filme no youtube:



Deixo também a cena final do filme, com o Requiem de Mozart em pano de fundo:




O segundo filme também é de guerra, curiosamente! Trata-se de Underground de Emir Kusturika. O filme divide-se em três partes: inicia-se durante a II Guerra Mundial, retrata o Comunismo durante a Guerra Fria e termina com a desintegração da Jugoslávia durante a Guerra dos Balcãs nos anos 90. Talvez por conhecer uma pessoa que passou por todo este horror, este filme foi particularmente chocante!




Em jeito de balanço final, por estes dois filmes já valeu a pena ir às aulas de História da Música do Cinema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário