quarta-feira, setembro 23, 2009

Desabafo




Há uma espécie de pais desta nova "geração de crianças super-protegidas" que considera que sabe tudo. Que acha que os professores são meros empregados ao seu serviço (especialmente quando se trata de ensino privado) e que têm, apenas, de se limitar a fazer o que eles querem, pois são eles que pagam. As crianças manipulam os pais e conseguem sempre que estes as desculpem em qualquer situação. Mesmo que seja por preguiça ou nenhuma vontade de trabalhar, lá vêm os pais a correr: "Ah, é que ele/ela teve muitos testes...". E as crianças habituam-se a isso mesmo: a não fazerem nada, a serem defendidos pelos pais em qualquer circunstância e a olhar para os professores como instrumentos que estão à mercê das suas vontades.



Pois eu, eu tenho pena destes pais que se deixam manipular pelos seus próprios filhos. Que consideram que eles não devem, em ocasião alguma, esforçar-se para além de um limite que é a mediocridade. Pais que, na realidade, acabam por usar contra os filhos a teoria de que as criancinhas não devem ser pressionadas e devem fazer tudo com prazer! É óbvio que sim, tudo deve ser feito com prazer, estou de acordo, mas... isso significa que as crianças passariam todo o dia a brincar, ou a ver televisão e jogar computador? Há coisas que eu, francamente, não consigo entender...



Aos 10 anos, eu quis deixar de estudar guitarra. E o que fariam os pais de hoje? Deixariam. Até porque dá muito trabalho, é mais uma chatice, mais uma coisa para me preocupar... Pois se a minha mãe tivesse feito o mesmo, hoje não seria quem sou! Na altura não compreendi e ripostei por me obrigar a continuar, mas hoje agradeço-lhe. Só espero que estes pais, mais tarde ou mais cedo, não se venham a arrepender, embora a minha intuição me diga que sim!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário