sábado, junho 13, 2009

O que queres ser quando fôres grande?



Tenho por hábito fazer um pequeno inquérito aos meus alunos. Uma das perguntas que faço sempre é a célebre: "O que queres ser quando fores grande?". Não é só por curiosidade. Percebo através da resposta com que tipo de aluno estou a lidar, quais as suas aspirações, um pouco da sua personalidade e fico a saber quais são as profissões do "futuro" (embora esta parte seja bastante falível! Quando era pequena queria ser juíza...)! O habitual é quererem ser médicos (sem especialidade ainda definida!), ou engenheiros, ou veterinários... Depois há aqueles um pouco mais sonhadores (ou talvez não) que querem ser astronautas, ou cientistas que irão fazer clones! Há ainda a habitual percentagem dos indecisos, que, ou ainda não pensaram nisso, ou ainda estão a decidir de entre as profissões que referi anteriormente, qual aquela que me melhor perspectivas lhes apresenta. Contudo, já sabem com toda a certeza o que NÃO querem ser: arrumadores de carros, empregados/as de limpeza, empregados/as de balcão e afins! Logo aqui começa a discriminação!

Mas há dias fiz esta célebre questão a um aluno, a quem não sei porquê ainda não tinha feito. Estava à espera da habitual resposta, para se juntar à minha sondagem, e eis que ele me responde: "Cozinheiro"!
Gostei!
Foi o primeiro aluno até hoje que fugiu aos clichés das profissões ditas "bem"... e o mais engraçado é que ainda me deu umas dicas sobre culinária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário