domingo, julho 26, 2009

..dormir..


Quando perguntamos a uma criança qual é a coisa que ela mais detesta fazer, raras são as vezes em que esta não é: dormir! Pois é! Eu própria, quando era criança, me recordo que dormir era daquelas coisas pavorosas, um autêntico desperdício de tempo, um verdadeiro sacrifício, quase castigo... E na minha casa sempre houve regras bem definidas sobre os horários a que nos deveríamos deitar, pelo que era bastante difícil alterar essa rotina. Nessa altura, achava fantástico o facto dos meus pais poderem ficar acordados até mais tarde, poderem decidir a que horas se deitam e a que horas acordam, sem quaiquer restrições que não os seus compromissos. E pensava como seria óptimo quando fosse crescida e pudesse fazer o mesmo!!

Pois bem, como todos aqueles que outrora foram crianças que pensaram da mesma forma, hoje gostaria de poder ter aproveitado ao máximo esses anos para dormir, dormir, dormir... sem preocupações, horários para cumprir, tarefas para realizar, aulas para dar (e ter), sem quaisquer tipo de responsabilidades e, acima de tudo, sem pressa! Sem pressa de acordar e sem dormir à pressa, mesmo, pois há aqueles dias em que parece que as 7h que dormimos foram apenas 3h, porque até nos sonhos somos confrontados com as nossa preocupações!

É por isto que quando ouço uma criança dizer que não quer ir dormir, só me apetece oferecer-me para ir dormir por ela! Oxalá fosse possível...

Um comentário:

  1. Durmo 90% das noites um sono sem sonhos. Pelo menos não me lembro deles, mas se durmo mais de 8 horas já acordo com remorsos! Acho que gosto demasiado da vida, da consciência, e menos dos braços de morfeu. Só é mau quando não dá para dormir o suficiente... Aí é aquela coisa de nem dormir nem fazer nada de jeito acordado.

    ResponderExcluir