quarta-feira, abril 01, 2009

Em busca de uma vida melhor...


"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

Arigo 1º da Declaração de Direitos Humanos

É notícia por estes dias a morte de cerca de 300 emigrantes (números ainda não confirmados) nas águas da Líbia, quando tentavam chegar à ilha italiana de Lampedusa. Infelizmente, esta é uma situação cada vez mais comum - cerca de 33 mil pessoas fizeram este trajecto em 2008 - e que por vezes, devido a barcos sobrelotados ou más condições atmosféricas, culmina em naufrágios e mortes. Esta situação é, de facto, preocupante e deve levar-nos a pensar que, apesar da crise com que nos debatemos, há pessoas que vivem numa situação bem pior e que, em busca de melhores condições, arriscam a sua própria vida nestas viagens sem qualquer tipo de segurança. A Europa continua a ser vista com o novo El Dorado, onde reside para muitos a única esperança de poder ter uma vida melhor. Contudo, nem todos têm a sorte de atracar em terras europeias, muitos ficam pelo caminho e com eles levam a esperança que os fez seguir esse longo trajecto.

E como se não bastasse, muitos deles são integrados em redes de imigração ilegal, explorados, agredidos, mal-tratados, já para não falar dos milhares de mulheres e crianças que são obrigadas a prostituir-se e a integrar redes de pornografia e tratadas como mera mercadoria. É caso para perguntar: estaremos nós, ocidentais, assim tão mal face a estas barbaridades? Onde estão os Direitos Humanos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário